POTENCIAIS EVOCADOS

Home » Potenciais Evocados

POTENCIAL EVOCADO

Potenciais evocados são respostas registradas no escalpo (couro cabeludo) com eletrodos de agulha ou de superfície após estimulação de vias sensitivas e sensoriais (audição e visão). Enquanto a eletroneuromiografia avalia o sistema nervoso periférico, os potenciais evocados têm como vantagem a avaliação de vias centrais.

POTENCIAL EVOCADO SOMATOSSENSITIVO

A estimulação elétrica de nervos periféricos produz respostas corticais que podem ser registradas e analisadas. Este método é importante na avaliação de queixas sensitivas (formigamentos, dormências, anestesias etc.), sobretudo quando o paciente já realizou uma eletroneuromiografia que não demonstrou alterações compatíveis com as queixas.

POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO DE TRONCO CEREBRAL

A estimulação auditiva realizada com fones de ouvido permite o registro de potenciais originados no tronco cerebral. A avaliação objetiva da audição auxilia no diagnóstico e na determinação do limiar auditivo neurofisiológico.

POTENCIAL EVOCADO VISUAL

A estimulação da via visual é realizada através de um monitor que reverte as cores do padrão xadrez preto e branco, bem como por luzes LED. É possível registrar uma resposta cortical com latência aproximada de 100ms (P100). A avaliação deste potencial é importante na investigação de déficit visual cuja etiologia provável situa-se na via visual (tumores hipofisários, esclerose múltipla etc.).

SOLICITAR UM EXAME

Saiba como realizar o seu exame com os
profissionais da Córtex Neurologia Diagnóstica.

HOSPITAIS, OPERADORAS E EMPRESAS

Para informações entre em contato conosco
ou agende uma visita.