ELETROENCEFALOGRAMA

Home » Eletroencefalograma (EEG)

COMO FUNCIONA?

Nosso cérebro é formado por várias células que se comunicam entre si através de impulsos elétricos gerados espontaneamente. O eletroencefalograma (EEG) é um exame não invasivo, que registra e analisa esta atividade elétrica cerebral, por meio de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo.

É um exame indolor, podendo ser realizado em qualquer idade, desde recém-nascidos até pacientes idosos.

O QUE É?

O EEG é uma ferramenta extremamente importante na avaliação de pacientes com doenças neurológicas que alteram a atividade elétrica cerebral, como por exemplo epilepsias, servindo ainda para investigação de sintomas cujaorigem (etiologia) possa estar em problemas localizados no córtex cerebral, como tumores cerebrais, infecções do sistema nervoso central (neuroinfecções), intoxicações, traumatismo cranioencefálico, encefalopatias metabólicas (doenças da tireóide, diabete mellitus descompensado etc), acidentes vasculares cerebrais, distúrbios do sono, dentre outros.

O eletroencefalograma também é um dos exames utilizados como método complementar na determinação do diagnóstico de morte encefálica. Nesta situação, um registro prolongado, com montagem especial, demonstra a ausência de atividade elétrica cerebral.

ALGUMAS DOENÇAS AVALIADAS PELO EEG

  • Epilepsia, crises epilépticas
  • Perda de consciência (desmaios, síncopes)
  • Parada comportamental (“pessoa se desconecta do ambiente”)
  • Alguns tipos de dor de cabeça (migrânea com aura)
  • Confusão mental
  • Demências
  • Episódios de alteração de sensibilidade em membros
  • Convulsão
  • Alguns movimentos involuntários (mioclonias)
  • Acidente Vascular Cerebral isquêmico e/ou hemorrágico
  • Tumores cerebrais
  • Intoxicações
  • Morte encefálica (ou morte cerebral)

COMO É FEITO O EXAME?

Durante o exame você sentirá pouco ou nenhum desconforto. O EEG é realizado através da colocação de alguns eletrodos no couro cabeludo, que funcionam como sensores para captar a atividade elétrica, não transmitindo estímulos e, portanto, não causando desconforto para o paciente. Estes sensores são fixados com uma pasta apropriada para esta finalidade.
O técnico de neurofisiologia clínica é um profissional com treinamento para o posicionamento adequado dos eletrodos, e nesta fase ele precisará afastar o seu cabelo, colocar os eletrodos e fixá-los com pasta eletrolítica e micropore. O paciente permanece todo o tempo deitado na sala de exame, com pouca iluminação e silêncio, procurando se manter o mais confortavelmente possível. Nessas condições ambientais se inicia o registro da atividade do cérebro, sendo feito com o indivíduo acordado, em estado de sonolência e também se possível durante o sono. Após o registro espontâneo, são realizadas algumas provas de ativação: abertura e fechamento dos olhos, hiperpnéia (respirações profundas por 3 a 5 minutos) e fotoestimulação intermitente (coloca-se, na frente do paciente, uma lâmpada que produz flashes de luz).

Eventualmente será necessário o registro simultâneo com vídeo, através
de uma câmera apropriada. Este registro é conhecido como vídeo-eletroencefalograma, sendo importante principalmente quando
o paciente apresenta alguma manifestação motora ou comportamental cuja causa se deseja investigar. A combinação do registro por vídeo associado ao registro das ondas cerebrais pode ajudar o médico a diagnosticar e tratar
o seu problema.

TEMPO DE EXAME

O tempo necessário para realização do exame varia em torno de 30 minutos a uma hora.
As diretrizes internacionais recomendam pelo menos 20 minutos de traçado para avaliação do eletroencefalograma de rotina. É extremamente importante registrar o exame durante um período apropriado, para que as eventuais alterações sejam observadas.

O QUE ACONTECE APÓS O EXAME?

O técnico removerá os eletrodos e o excesso de pasta eletrolítica, porém
é comum e normal que permaneça alguma sobra de pasta entre os seus cabelos. Esta pasta sairá facilmente após lavação utilizando água e xampu.

Os dados obtidos serão avaliados pelo médico Neurofisiologista, o qual elabora um relatório com laudo dos achados encontrados no traçado.

Quando solicitado pelo seu médico, também é realizado o Mapeamento Cerebral ou EEG Quantitativo, que proporciona uma avaliação mais precisa da distribuição das frequências das atividades elétricas em uma determinada região do cérebro, com gráficos e mapas demonstrando
a localização das alterações.

PREPARO PARA O EXAME

Para realização de um bom exame, é importante que o paciente esteja calmo, bem alimentado e confortável durante o procedimento.

Os cabelos têm que estar limpos e secos, lavados na véspera do exame com shampoo neutro, sem nenhum produto como óleos e cremes.

Por vezes é necessário o registro do exame durante o sono. Sendo assim, orientamos uma redução no período de sono na noite anterior (privação de sono). Isso é primordial quando crianças irão realizar o exame. Sugerimos que crianças durmam duas horas mais tarde e levantem duas horas mais cedo que o habitual, e que não seja permitido que elas durmam no transporte durante o trajeto para a clínica. Pacientes que utilizam alguma medicação podem tomar seus remédios nos horários habituais. No dia do exame, alimente-se adequadamente, mas evite produtos estimulantes como cafeína.

EXISTE ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO?

O exame é completamente seguro e indolor. Não há contraindicação absoluta à realização do EEG.

O que significa e qual a diferença entre: eletroencefalograma de rotina
(EEG de rotina), eletroencefalograma para medicina do trabalho, eletroencefalograma digital, eletroencefalograma em sono e vigília, eletroencefalograma prolongado, vídeo-eletroencefalograma, mapeamento cerebral, eletroencefalograma quantitativo e poligrafia neonatal?

Todos estes procedimentos têm com similaridade o registro das ondas cerebrais
conforme explicado previamente. As diferenças decorrem de questões técnicas
durante a obtenção do traçado e da duração do mesmo.

Eletroencefalograma de rotina

É o registro ambulatorial do EEG que, conforme as recomendações internacionais, deve durar pelo menos 20 minutos e ser associada a provas de ativação, como abertura e fechamento dos olhos, fotoestimulação e, se possível, hiperventilação.

Eletroencefalograma para medicina do trabalho

Trata-se do mesmo exame que o eletroencefalograma de rotina, uma vez que este já constitui o modelo recomendado para adequada investigação neurofisiológica ambulatorial.

Eletroencefalograma digital

Trata-se do registro digital dos gráficos, após conversão analógico-digital, possibilitando interpretação do exame através do computador. Atualmente quase a totalidade das clínicas e hospitais trabalha com registros digitais do eletroencefalograma.

Eletroencefalograma em sono e vigília

É similar ao eletroencefalograma de rotina, porém com tentativa de registro em sono e vigília. Para este exame é de fundamental importância que o paciente realize a privação de sono adequadamente.

Eletroencefalograma sob sedação

É um EEG de rotina no qual o paciente recebe algum tipo de sedativo com o objetivo de induzir o sono. Geralmente é solicitado quando não foi possível registrar o sono durante um “eletroencefalograma em sono e vigília” ou em recém-nascidos e lactentes.

Eletroencefalograma prolongado

Eventualmente pode ser necessário registrar o EEG por um período maior que os 30 minutos a 1 hora realizados rotineiramente. Na investigação das epilepsias, por exemplo, muitas vezes um exame de eletroencefalograma isolado pode não demonstrar espículas. Como regra, considera-se um EEG prolongado quando tem uma duração maior do que uma hora. É sempre importante confirmar o médico solicitante o tempo pelo qual se deseja registrar um EEG prolongado.

Vídeo-eletroencefalograma

Trata-se de um registro eletroencefalográfico associado à gravação por vídeo do paciente. Geralmente é realizada por um período prolongado, de 6 horas, 12 horas, 24 horas, ou em alguns casos, quando realizada em centros de investigação de epilepsia, por dias/semanas, até que o paciente apresente uma crise epiléptica.

Mapeamento cerebral

É a análise da distribuição da potência das frequências observadas no eletroencefalograma, através de ferramentas matemáticas (transformada rápida de Fourrier), auxiliando na interpretação do eletroencefalograma de rotina.

Eletroencefalograma quantitativo

É a analise quantitativa das ondas cerebrais, permitindo avaliações como o mapeamento cerebral. Na prática, o eletroencefalograma quantitativo e o mapeamento cerebral são sinônimos.

Poligrafia Neonatal

O registro poligráfico é a associação do eletroencefalograma a outros parâmetros, como canais para avaliação da respiração (fluxo, cinta abdominal e torácica, oximetria), muscular e canal ocular. É utilizada para avaliação de crises de possível origem epiléptica em recém-nascidos.

DESEJO REALIZAR O ELETROENCEFALOGRAMA NA CLÍNICA CÓRTEX NEUROLOGIA DIAGNÓSTICA

Na Clínica Córtex Neurologia Diagnóstica disponibilizamos o eletroencefalograma (EEG) conforme as normas internacionais para realização do exame, com
o objetivo de adquirir traçados com montagens adequadas e durante período
de tempo apropriado. Entre em contato para agendar o seu exame através
dos nossos telefones ou WhatsApp.

IMPORTANTE

Após agendar o seu exame, siga as ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ELETROENCEFALOGRAMA.

  • Tome banho utilizando xampu neutro, e não passe cremes ou condicionares.
  • Faça a privação de sono. Além do registro em vigília, em alguns casos é importante avaliar a atividade cerebral durante a sonolência e o sono, por este motivo solicitamos aos pacientes realizarem privação do sono, conforme a seguinte orientação: durma 2 horas mais tarde que o habitual, acorde 2 horas antes que o habitual, e não durma durante o trajeto até a clínica.
  • Caso já tenha realizado algum exame prévio de eletroencefalograma, leve os resultados anteriores.
  • Caso faça uso de alguma medicação, leve uma lista com o nome e dose dos medicamentos. Não é necessário parar de tomar as medicações.
  • O exame tem duração de 30 minutos a 1 hora, e após o mesmo o paciente poderá retornar às suas atividades normais. O laudo será disponibilizado em cerca de 1 semana (informe-se com a secretária sobre a retirada).

SOLICITAR UM EXAME

Saiba como realizar o seu exame com os
profissionais da Córtex Neurologia Diagnóstica.

HOSPITAIS, OPERADORAS E EMPRESAS

Para informações entre em contato conosco
ou agende uma visita.