ELETRONEUROMIOGRAFIA

Home » Eletroneuromiografia (ENMG)

QUANDO FAZER, CONSTRAINDICAÇÕES E COMO FAZER?

A eletroneuromiografia é um exame complementar que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular.

O exame divide-se basicamente em duas partes: o estudo da condução nervosa e a eletromiografia de agulha.

O estudo da condução nervosa consiste na aplicação de pulsos elétricos de baixa intensidade e curta duração nos nervos com o objetivo de estimulá-los para que suas respostas possam ser registradas e analisadas.

A eletromiografia é realizada utilizando pequenas agulhas, que são introduzidas nos músculos e, por meio da análise de sua atividade elétrica, é possível detectar e quantificar a gravidade de doenças das raízes motoras, medula espinhal e da própria fibra muscular.

Existem vários testes que podem ser realizados durante este exame. O seu médico irá solicitar o exame de alguma parte do corpo que o auxilie no diagnóstico e tratamento do seu problema. Os exames mais comumente solicitados são:

ELETRONEUROMIOGRAFIA DE MEMBROS SUPERIORES

A Eletroneuromiografia de membros superiores consiste no exame voltado para análise das funções motoras e sensitivas da coluna, ombros, braços, antebraços, punhos e mãos.

As doenças mais prevalentes que afetam os membros superiores são: a síndrome do túnel do carpo, neuropatia do nervo ulnar, problemas na coluna (radiculopatias), doenças do plexo braquial, lesões traumáticas dos nervos, doença do neurônio motor e doenças musculares.

No dia da realização do seu exame de membros superiores vá vestido com camiseta de manga curta ou sem mangas e não passe nenhum produto na pele.

ELETRONEUROMIOGRAFIA DE MEMBROS INFERIORES

A eletroneuromiografia de membros inferiores consiste no exame voltado para análise da cintura pélvica, coluna, coxas, pernas e pés.

Os problemas mais comumente relacionados à eletroneuromiografia dos membros inferiores são as hérnias de disco (radiculopatias), os problemas
dos nervos relacionados ao diabetes e à hipertensão (polineuropatia), as lesões traumáticas dos nervos e as doenças musculares.

Para a realização deste exame nos membros inferiores compareça de vestido
ou saia (mulheres), ou de bermuda (homens).

ELETRONEUROMIOGRAFIA DE QUATRO MEMBROS

A eletroneuromiografia dos quatro membros é a realização, durante a mesma consulta, do exame de eletroneuromiografia dos membros superiores e dos membros inferiores.

É um exame que leva mais tempo para sua adequada realização, e pode ser muito útil na avaliação de doenças que comprometem de uma forma global os nervos, como a maioria dos casos de polineuropatias, mononeuropatias múltiplas, doenças musculares e doenças do neurônio motor.

ELETRONEUROMIOGRAFIA FACIAL

A Eletroneuromiografia facial é um exame que avalia o estado dos nervos e dos músculos que existem no rosto do ser humano, identificando possíveis lesões
e paralisias faciais.

O objetivo desse exame é identificar e localizar o tipo de lesão que afeta nos nervos e músculos da face, que comprometem as funções motoras e de sensibilidade
Para a realização deste exame nos membros inferiores compareça de vestido
ou saia (mulheres), ou de bermuda (homens).

QUANDO O EXAME É INDICADO?

Seu médico pode solicitar a eletroneuromiografia para auxiliá-lo no diagnóstico de diversos sintomas e doenças. Além de demonstrar o local e tipo de lesão, o exame também contribui com informações sobre a possibilidade de recuperação a lesão (prognóstico).

Eletroneuromiografia ajuda no:
  • Diagnóstico
  • Topografia
  • Quantificação da gravidade
  • Prognóstico

Existe uma ampla lista de doenças que podem ser diagnosticadas com a eletroneuromiografia. Usualmente os sintomas mais comuns que podem indicar uma doença dos nervos ou do músculo são:

  • Formigamentos, dormências queimação ou choques
  • Fraqueza muscular ou paralisias
  • Falta de sensibilidade
  • Dores musculares e câimbras
  • Dor lombar e cervical

AS SEGUINTES DOENÇAS PODEM SER AVALIADAS NESTE EXAME

Doenças do Neurônio Motor

-Esclerose lateral amiotrófica
-Poliomielite (paralisia infantil)
-Atrofia muscular espinhal
-Atrofia muscular progressiva

Doenças das Raízes Espinhais

-Radiculopatias (hérnia de disco)

Doenças da Transmissão Neuromuscular

-Miastenia Gravis
-Síndrome miastênica de Lambert Eaton
-Canalopatias

Doenças dos Nervos Periféricos

-Polineuropatias
-Mononeuropatias
-Trauma de nervos periféricos
-Paralisia facial

Plexopatias

-Plexopatia braquial
-Síndrome do desfiladeiro torácico
-Plexopatia lombossacral

Doenças Musculares

-Miopatias
-Distrofias musculares

SEGURANÇA

Este exame é extremamente seguro. Não existem contraindicações absolutas à realização do procedimento. Há uma pequena chance de sangramento no local das picadas, e o risco de hematoma é baixo.

Entretanto, em alguns casos específicos, o médico que realizará o exame deve saber se você possui algum problema como por exemplo:

  • Distúrbios de coagulação ou plaquetopenia abaixo de 50.000/mm
  • Faz uso de marcapasso ou outro instrumento elétricoInfecções de pele,
    como erisipela
  • Uso de anticoagulantes (Recomenda-se INR recente <2,5; Novos Anticoagulantes; Suspensão do medicamento 48h antes do exame,
    se autorizado pelo seu médico)

PERGUNTAS FREQUENTES ANTES DO EXAME DE ELETRONEUROMIOGRAFIA

O que é a Neurofisiologia Clínica?

Neurofisiologia Clínica é uma área de atuação médica que realiza exames para a avaliação do sistema nervoso periférico e central. O sistema nervoso periférico inclui neurônios sensitivos e motores, nervos periféricos, junção neuromuscular e músculos, e é o foco de estudo da eletroneuromiografia. O cuidado de pacientes com sintomas neuromusculares inclui o exame físico, investigação clínica, diagnóstico, tratamento/manejo e aconselhamento de pacientes e seus familiares.

O neurofisiologista é um profissional com treinamento especializado, que utiliza informações da história clínica do paciente e do exame físico, juntamente com resultados de métodos que avaliam impulsos elétricos entre nervos e músculos, para diagnosticar, avaliar e tratar doenças do neuromusculares e musculoesqueléticas.

SOLICITAR UM EXAME

Saiba como realizar o seu exame com os
profissionais da Córtex Neurologia Diagnóstica.

HOSPITAIS, OPERADORAS E EMPRESAS

Para informações entre em contato conosco
ou agende uma visita.