O que é?
Lombalgia é um conjunto de sintomas caracterizado por dores na região lombar. Ocorre na parte inferior da coluna vertebral e na maioria das vezes é causada por fatores mecânicos do dia a dia como: má postura, elevação de peso e atividades corriqueiras. Cerca de 90% da população terá pelo menos uma crise de lombalgia na vida.
Fatores de risco da lombalgia
De fato os principais fatores de riscos estão associados à questão postural e torções musculares. Outros fatores que podem contribuir para o surgimento da lombalgia são:
- Hérnia de disco
- Obesidade
- Envelhecimento
- Sedentarismo
- Execução errada de exercícios
- Artrose ou escorregamento de vértebra
- Atividades que acarrete sobrecarga nas articulações da coluna e das vértebras
Tipos de lombalgia
A dor pode ser aguda ou crônica. A dor aguda pode durar de quatro a seis semanas, já a dor crônica é caracterizada quando a duração é maior que doze semanas, podendo decorrer pela vida toda. A lombalgia aguda muitas vezes ocorre devido a esforço físico excessivo, posições incorretas no ambiente de trabalho e nos afazeres domésticos. Sem o tratamento adequado a dor pode torna-se crônica.
Tratamento
O tratamento desta doença é amplo, onde podemos descrever como exemplos:
- Fisioterapia
- Uso de medicamentos
- Tratamentos intervencionistas
- RPG, técnicas complementares como acupuntura
- Cirurgias
Tratamento Cirúrgico é indicado quando a dor é devido a alterações degenerativas da coluna vertebral, como no caso de hérnias de disco refratárias ao tratamento clínico, causando grandes limitações na vida do paciente.