
COMO FUNCIONA?
Em situações nas quais o paciente não pode comparecer à Clínica de Neurofisiologia, é possível realizar o eletroencefalograma em domicílio. Nestes casos, o Técnico de Neurofisiologia comparece à residência do paciente e realiza o procedimento em algum cômodo, preferencialmente escuro e silencioso.
Geralmente opta-se por esta modalidade quando:
- O paciente apresenta restrição ao deslocamento (ex.: idosos acamados, pacientes com paralisia cerebral, dentro outros).
- É pouco colaborativo para permanecer em ambientes estranhos (ex.: crianças com transtorno de espectro autista).
Caso deseje realizar um Eletroencefalograma em Domicílio, entre em contato conosco via WhatsApp para verificar a disponibilidade do serviço no seu endereço e na data de preferência.

COMO É FEITO O EXAME?
Durante o exame você sentirá pouco ou nenhum desconforto. O EEG é realizado através da colocação de alguns eletrodos no couro cabeludo, que funcionam como sensores para captar a atividade elétrica, não transmitindo estímulos e, portanto, não causando desconforto para o paciente. Estes sensores são fixados com uma pasta apropriada para esta finalidade.
O técnico de neurofisiologia clínica é um profissional com treinamento para o posicionamento adequado dos eletrodos, e nesta fase ele precisará afastar o seu cabelo, colocar os eletrodos e fixá-los com pasta eletrolítica e micropore. O paciente permanece todo o tempo deitado na sala de exame, com pouca iluminação e silêncio, procurando se manter o mais confortavelmente possível. Nessas condições ambientais se inicia o registro da atividade do cérebro, sendo feito com o indivíduo acordado, em estado de sonolência e também se possível durante o sono. Após o registro espontâneo, são realizadas algumas provas de ativação: abertura e fechamento dos olhos, hiperpnéia (respirações profundas por 3 a 5 minutos) e fotoestimulação intermitente (coloca-se, na frente do paciente, uma lâmpada que produz flashes de luz).
Eventualmente será necessário o registro simultâneo com vídeo, através
de uma câmera apropriada. Este registro é conhecido como vídeo-eletroencefalograma, sendo importante principalmente quando
o paciente apresenta alguma manifestação motora ou comportamental cuja causa se deseja investigar. A combinação do registro por vídeo associado ao registro das ondas cerebrais pode ajudar o médico a diagnosticar e tratar
o seu problema.
TEMPO DE EXAME
O tempo necessário para realização do exame varia em torno de 30 minutos a uma hora.
As diretrizes internacionais recomendam pelo menos 20 minutos de traçado para avaliação do eletroencefalograma de rotina. É extremamente importante registrar o exame durante um período apropriado, para que as eventuais alterações sejam observadas.

O QUE ACONTECE APÓS O EXAME?
O técnico removerá os eletrodos e o excesso de pasta eletrolítica, porém
é comum e normal que permaneça alguma sobra de pasta entre os seus cabelos. Esta pasta sairá facilmente após lavação utilizando água e xampu.
Os dados obtidos serão avaliados pelo médico Neurofisiologista, o qual elabora um relatório com laudo dos achados encontrados no traçado.
Quando solicitado pelo seu médico, também é realizado o Mapeamento Cerebral ou EEG Quantitativo, que proporciona uma avaliação mais precisa da distribuição das frequências das atividades elétricas em uma determinada região do cérebro, com gráficos e mapas demonstrando
a localização das alterações.

PREPARO PARA O EXAME
Para realização de um bom exame, é importante que o paciente esteja calmo, bem alimentado e confortável durante o procedimento.
Os cabelos têm que estar limpos e secos, lavados na véspera do exame com shampoo neutro, sem nenhum produto como óleos e cremes.
Por vezes é necessário o registro do exame durante o sono. Sendo assim, orientamos uma redução no período de sono na noite anterior (privação de sono). Isso é primordial quando crianças irão realizar o exame. Sugerimos que crianças durmam duas horas mais tarde e levantem duas horas mais cedo que o habitual, e que não seja permitido que elas durmam no transporte durante o trajeto para a clínica. Pacientes que utilizam alguma medicação podem tomar seus remédios nos horários habituais. No dia do exame, alimente-se adequadamente, mas evite produtos estimulantes como cafeína.
EXISTE ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO?
O exame é completamente seguro e indolor. Não há contraindicação absoluta à realização do EEG.

IMPORTANTE
Após agendar o seu exame, siga as ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ELETROENCEFALOGRAMA.
- Tome banho utilizando xampu neutro, e não passe cremes ou condicionares.
- Faça a privação de sono. Além do registro em vigília, em alguns casos é importante avaliar a atividade cerebral durante a sonolência e o sono, por este motivo solicitamos aos pacientes realizarem privação do sono, conforme a seguinte orientação: durma 2 horas mais tarde que o habitual, acorde 2 horas antes que o habitual, e não durma durante o trajeto até a clínica.
- Caso já tenha realizado algum exame prévio de eletroencefalograma, leve os resultados anteriores.
- Caso faça uso de alguma medicação, leve uma lista com o nome e dose dos medicamentos. Não é necessário parar de tomar as medicações.
- O exame tem duração de 30 minutos a 1 hora, e após o mesmo o paciente poderá retornar às suas atividades normais. O laudo será disponibilizado em cerca de 1 semana (informe-se com a secretária sobre a retirada).

SOLICITAR UM EXAME
Saiba como realizar o seu exame com os
profissionais da Córtex Neurologia Diagnóstica.

HOSPITAIS, OPERADORAS E EMPRESAS
Para informações entre em contato conosco
ou agende uma visita.