Eletroencefalograma Com Mapeamento Cerebral

Home » Eletroencefalograma com Mapeamento Cerebral

O Eletroencefalograma com mapeamento cerebral é recomendado na avaliação dos sinais elétricos espontâneos oriundos do córtex cerebral, os quais são digitalizados em gráficos e imagens frequenciais utilizados no diagnóstico de doenças neurológicas. É um dos recursos utilizados na neurologia.

O EEG (eletroencefalograma) já é bem conhecido e solicitado pelos neurologistas há muitos anos. É um método que permite monitorar a atividade elétrica cerebral, permitindo a identificação de disfunções corticais responsáveis por patologias neurológicas, bem como identificação de descargas epilépticas.

Unido as técnicas de mapeamento cerebral, o EEG tem seus dados quantificados, o que proporciona ganho de informações e melhores definições diagnósticas. Para ser realizado de modo adequado, é necessário extrair períodos de registro selecionados por profissional capacitado, preferencialmente um neurofisiologista clínico com experiência em mapeamento cerebral.

 

Quando se recomenda o Eletroencefalograma com Mapeamento Cerebral?

 

Essa avaliação quantitativa da atividade do cérebro ganhou destaque por aprimorar a interpretação do eletroencefalograma com representações por imagens frequenciais. Seu aproveitamento se ampliou, e hoje médicos indicam esse tipo de exame para identificar problemas como:

 

  • Diferentes tipos de lesões estruturais do córtex cerebral
  • Doenças degenerativas, tais como demências (Alzheimer, etc).
  • Infecções cerebrais
  • Distúrbios do sono
  • Cefaleia
  • Epilepsia

 

Como funciona o EGG com mapeamento cerebral?

 

O procedimento segue a base do eletroencefalograma: são colocados eletrodos na cabeça do paciente, que retransmitem as ondas elétricas do cérebro para o computador. Mas, no EGG com mapeamento cerebral, o diferencial é o software que processa esses dados. Ele consegue representar as frequências de um traçado através de imagens.

Durante o exame, o paciente fica deitado e o técnico fará alguns procedimentos para estimular as atividades cerebrais. O procedimento e não invasivo, ou seja, sem dor. E as recomendações prévias antes do exame são bem simples:

  • Lavar a cabeça com sabão de coco (antes do exame); evitar cremes e condicionadores de cabelo
  • Não usar nenhuma substância estimulante (álcool, café, drogas, etc.)
  • Mulheres que usam apliques no cabelo, precisarão retirá-los o exame ser realizado sem problemas
  • Chegar sempre antes do horário recomendado para o EEG, pois existem procedimentos prévios usados no mapeamento

A suspensão de medicamentos será mencionada na avaliação do médico que recomendar o Eletroencefalograma com mapeamento cerebral.

Na conclusão do exame, o especialista confirmará, entre outras coisas, se o paciente apresenta alguma alteração da atividade elétrica cerebral, como desorganização ou presença de atividades epileptiformes. A partir daí, o paciente retornará com o médico que solicitou o procedimento, para condução da investigação clínica e tratamento de eventuais doenças diagnosticadas.

 

Na Córtex Neurologia Diagnóstica realizamos o eletroencefalograma com mapeamento cerebral. Agende seu exame.

SOLICITAR UM EXAME

Saiba como realizar o seu exame com os
profissionais da Córtex Neurologia Diagnóstica.

HOSPITAIS, OPERADORAS E EMPRESAS

Para informações entre em contato conosco
ou agende uma visita.