EXAME POTENCIAL EVOCADO SOMATO SENSITIVO

Home » Exame Potencial Evocado Somato Sensitivo

O QUE É POTENCIAL EVOCADO SOMATO SENSITIVO ?

O Potencial Evocado Somato-Sensitivo (PESS) é um teste neurofisiológico que visa reconhecer e avaliar o funcionamento das vias neurais periféricas e centrais. A avaliação somatossensitiva refere-se à parte do sistema nervoso que permite ao cérebro receber a informação sensitiva (tátil, térmica, dolorosa, vibratória) originada em receptores distribuídos por todo o nosso corpo.

Através do exame é possível evidenciar alterações na via sensitiva, auxiliando na identificação de lesões muitas vezes subclínicas ou até mesmo ainda não observadas nos exames de imagem.

Como Funciona?

Para realizar o Potencial Evocado Somato Sensitivo o paciente deve seguir as mesmas recomendações que orientamos quando se realiza a eletroneuromiografia e o eletroencefalograma.

Após uma leve abrasão da pele, são colocados eletrodos no couro cabeludo e sobre a pele em outros locais de acordo com a parte da via a ser analisada.

Alguns dos eletrodos dão estímulos elétricos de baixa intensidade nos locais específicos a fim de ativar as vias nervosas do paciente. Este estímulo elétrico é seguro e não causa desconforto significativo. As vias nervosas carregam a informação até a coluna e posteriormente até o cérebro, sendo que nestes locais conseguimos captar a informação e analisar tais resultados. O procedimento tem, em média, 1 hora de duração.

SOLICITAR UM EXAME

Saiba como realizar o seu exame com os
profissionais da Córtex Neurologia Diagnóstica.

HOSPITAIS, OPERADORAS E EMPRESAS

Para informações entre em contato conosco
ou agende uma visita.